A Força, a Potência e a Eficácia
- Frei Luis Felipe C. Marques, ofmconv.
- 25 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
O mistério de hoje é tão sublime: começa no Pai, assume forma no Filho e continua vivo no Espírito Santo. O Pai é a mente, o Filho é o coração e o Espírito Santo é a mão que trabalha fazendo acontecer o que pensa o Pai e o que sente o Filho. O mistério admirável da Santíssima Trindade nos faz contemplar o mistério de um Deus que, ao mesmo tempo, é Criador, Redentor e Santificador. “Ele falou e toda a terra foi criada, ele ordenou e as coisas todas existiram”.
A Trindade, mais do que dogma ou verdade pensada, é uma presença plena a ser vivida.
A Trindade é relação. Em Deus não existe solidão. Falamos do Filho porque existe um Pai e vice-versa. O amor relacional entre o Pai e o Filho gera o Espírito Santo. O Pai dá todo o seu amor ao Filho, o Filho devolve esse amor ao Pai. Desse movimento de relação, surge a potência do Espírito que é puro amor. O amor entre o Pai e o Filho é infinito. O Espírito é quem nos insere no seio da Trindade. É o Espírito quem faz com que sejamos filhos do Pai através de seu único Filho: “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.
Desse modo, a Força do alto, a Potência de Deus e a Eficácia da graça é o Amor.
Embora vejamos três, é apenas um. Essa unidade acontece pela profundidade e pela harmonia da relação. A Trindade não pode ser compreendida através da soma (1+1+1), mas da multiplicação (1x1x1). Pai, Filho e Espírito Santo não são três realidades separadas ou três realidades que devem ser conhecidas separadamente. Tudo chega ao Pai, através do Filho e em unidade com a ação do Espírito Santo. São três expressões diferentes de um único Deus.
Somente a criatividade divina pode expressar-se tão sublime e profundamente. Nosso Deus criativo facilita o contato entre o divino e o humano. Ele, do alto dos céus, exerce sua criatividade a fim de aproximar-se de sua mais bela criação: o homem.
Em sua glória, Deus poderia permanecer no alto dos céus e nós seríamos apenas seres terrenos e eternamente mortais. Entretanto, Ele não quis assim. O Senhor é o Deus lá, em cima no céu, e cá, embaixo na terra. Além Dele, não há outro. Ele não poderia ser apenas uma voz vinda do alto. Ele desejou e assumiu um corpo humano, aqui, na Terra. Um corpo que, outrora morto, reina vivo pelo poder e pela ação do Amor Infinito.
A celebração do mistério da Trindade confirma não simplesmente a existência de Deus no meio de nós, mas Sua presença. Ele está no meio de nós! Ele nos ama, caminha conosco, se interessa por nossa história pessoal e pelos nossos fracassos. Ele cuida de cada um de nós. Jamais Deus deixaria de nos amar, um só instante, pois se assim o fizesse, Ele deixaria de ser Deus. O que nos torna cristãos plenos e realizados é acreditar no amor, confiar no cuidado e assumir a ação misericordiosa de Deus.
Na festa da Santíssima Trindade somos convidados a reconhecer que fomos criados à imagem Dela. A substância de Deus é relação, comunhão e conexão. O universo inteiro, feito à sua imagem, é resultado dessa harmoniosa relação de integração. Deus é amor e, por isso, não pode estar sozinho. Quando dizemos que nossa vida é amor, estamos assumindo que, também nós, não podemos estar ou permanecer sozinhos. A solidão não é suportada por nós, pois somos seres “trinificados". Somos seres da relação, pois fomos criados pela Trindade. É uma contradição pensar em cristãos que preferem viver sozinhos e que querem conservar fé isolada. Somos chamados a testemunhar e a anunciar a fé relacional e dinamizada pela comunidade trinitária. Somos convidados a viver a comunhão entre nós, segundo a Comunhão Divina. Não uns sem os outros, mas uns com os outros.
Inseridos no seio da Trindade pelo Espírito, somos convidados a nos movimentar de igual modo. É preciso aprender o ritmo, acertar os passos e vivenciar a beleza do relacionamento trinitário. Quanto mais espaço damos ao generoso amor de Deus, mais vivenciamos relações saudáveis na história de nossa vida salvífica. Ele nos ama a fim de que nos amemos. Ao amar, tornamo-nos cada vez mais semelhantes ao Amor. Todas nossas experiências, todas nossas feridas e todas nossas esperanças estão dentro do grande abraço que é o amor criativo do Deus Uno e Trino. Assim, somos acolhidos no seio da Trindade. Tudo é criado pela Força do Alto. Tudo é remido pela Potência da Redenção. Tudo é animado pela Eficácia da Salvação. É a sublime criatividade de Deus que realiza tudo para viver numa contínua relação com a Sua obra mais perfeita.
Trindade Santa, dai-me a graça de vivenciar tua presença em minha vida. Ajuda-me ter relações harmônicas que sejam capazes de me fazer sentir e viver a Tua presença plena. Ensina-me o teu ritmo, acerte os meus passos e permita-me vivenciar as Tuas belezas. Acolha-me dentro do Teu abraço criativo.
LFCM.
Imagem: Romolo Picoli
Comments